quarta-feira, junho 01, 2005

Referencias

O “Não” ganhou na França, e parece que vai ganhar na Holanda… será que se justifica fazer um referendo em Portugal a esta Constituição Europeia, quando tem de ser aceite por todos os países e um (ou dois, daqui a umas horas) já se pronunciaram contra? Não seria melhor fazer um sobre outro assunto qualquer, dos que estão à espera de datas para se fazerem os referidos referendos? (Soam bem, estas duas palavras juntas)

O que me deixa ainda mais intrigado é o facto de que se o referendo fosse neste fim-de-semana, por exemplo, que hipótese teria o “Sim” de ganhar? Não pergunto isto por ser contra ou a favor (e já explico mais à frente a minha posição), mas pelos simples facto de a grande maioria não saber minimamente quais as mudanças que esta Constituição vai trazer ao Zé Povinho… a juntar a isso, o facto do anuncio recente das acções que o Governo vai tomar para fazer frente ao défice…
Pergunto-me também até que ponto estariam bem informados os franceses e os holandeses, ou se o resultado destes referendos não são apenas o espelho de alguma insatisfação com o respectivo Governo.

Eu, por mim, digo que, se fosse este fim-de-semana, o mais certo era votar em branco, precisamente por não saber de nada sobre as alterações (para bem ou para mal) que essa Constituição trará… entretanto, aguardo para ver.






referer referrer referers referrers http_referer