quinta-feira, maio 05, 2005

Tenho um novo mundo

O Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) de França confirmou a existencia da primeira fotografia visivel de um planeta extra-solar. Este planeta encontra-se a qualquer coisa como 225 anos-luz da Terra (mais lampada, menos lampada). Não percebo assim grande coisa de astronomia, mas o que me parece é que, cada vez que acendo a luz do meu quarto, esta leva 225 anos até chegar a este planeta (não sei se isto acontece lá de dia ou de noite). E um ano neste planeta equivale a 2500 anos dos nossos, portanto, para se saber se a luz do meu quarto chegaria lá no Verão ou no Inverno seria necessário fazer uma imensidão de calculos (que de momento não tenho a minima vontade de fazer... não por serem dificeis, mas por serem muito compridos).

Quanto a estes calculos apenas vou adiantar que é uma formula aritmetica identica àquela que permite determinar a quantidade de mulheres bonitas por metro quadrado, na Escandinávia.

Entretanto, e enquanto não encontro o nome que deram a esta maravilha dos céus (deve ser qualquer coisa em árabe, tipo SDFJKS-32462-SDG, Didi para os amigos mais chegados) fica aqui uma imagem daquele que é chamado o 10º planeta do nosso sistema solar, o(a?) Sedna.

E a partir de hoje já me podem dizer "Andas sempre com a cabeça em Sedna"... sempre é mais longe que na Lua...






referer referrer referers referrers http_referer