segunda-feira, janeiro 16, 2006

Se algum dia tiver um filho…

Ganímedes…

A pior coisa que se pode fazer a um puto recém-nascido é dar-lhe um nome bonito. Assim quando ele crescer, e alguém o quiser insultar, não será muito difícil. Para prevenir isso de acontecer, nada como lhe por um nome hediondo. Quando alguém o quiser insultar com um nome feio vai ter muito trabalho, até encontrar um nome pior do que aquele que o puto realmente tem.

E porquê Ganímedes, dizem vocês? (ou não…)
Ganímedes tem uma história muito curiosa. Estava eu muito bem a folhear as páginas desse célebre livro “Mitologia grega: quais as suas consequências na produção de coentros tendo como fim o fabrico de pneus em borracha amarela”, quando me deparei com esta personagem.

Pois fiquem vocês a saber que Zeus era rabicó… já sabiam? Pois… ok, seguindo em frente.
Ganímedes (vou começar a escrever só Gani, por causa das tosses… e para facilitar, também) era famoso pela sua beleza, uma mistura de José Cid com Emplastro (ligeiramente mais belo que eu próprio, portanto), filho de Trós e Calírroe (só isto já dá para outro post destes...) e costumava levar as cabras da familia a pastar (acho que era mesmo um rebanho... e não a familia em si).
Ora o pobre do Zeus, que era um pouco mais larilas que o Alexandre, o Gay, abichanou-se pelo Gani. E para levá-lo para o céu, para ficarem juntinhos, Zeus transformou-se numa passarinha para raptá-lo com as suas garras (onde andava a Nelly Furtado, nesta altura?).


Foto das câmaras de segurança que
eternizaram o momento do rapto


O que o “grande” Zeus ( “grande”,segundo relatos do próprio Gani) não sabia é que Gani tinha como função levar a ambrósia a Júpiter (de onde apareceu a frase “Ambrósia, apetece-me algo…”, a resposta evidente foi “Vou já chamar o Gani!”).
O processo de preenchimento dos formulários e a analise ao curriculum vitae duraram cerca de 2 semanas, segundo consta nas lendas. Foi preciso ainda ganhar uma partida do jogo do galo contra S.Pedro, após o qual foi-lhe finalmente concedida a imortalidade.
Gani começou a engordar, à custa dos chocolates todos que lhe deu a ambrósia, e agora tem uns esbeltos 5262,4 km de diâmetro.


Foto actual do energúmeno
(sim, porque comer chocolates é pecado)

Podem ver os efeitos secundários do
chocolate, entre esta foto e a anterior

Tanto engordou que tornou-se na maior lua do sistema solar e continua a rondar os caminhos de Júpiter (mas Júpiter não vai na cantiga e diz que “não é desses” e que “prefere é gajas”).

Tudo para dizer que Ganímedes é um nome espectacular, e quem lhe quiser chamar nomes feios, vai ter muito trabalho.
Aos poucos hei-de voltar à loucura normal... aos poucos...






referer referrer referers referrers http_referer