segunda-feira, janeiro 23, 2006

Cruze$? Credo...
...ainda não foi desta que ganhei o Euromilhõe$


Domingo de eleições… tenho de admitir que não tinha a mínima vontade de sair de casa. Acho que nunca houve um conjunto de candidatos à Presidência tão fraco. Daí não ter a mínima vontade de ir votar. Mais valia ficar em casa, fechado no quente do meu quarto.

Não gosto muito de discutir politica em publico porque, invariavelmente como no futebol, cada um tem as suas preferências e defende-as com unhas e dentes, independentemente de se ter ou não razão… são as suas crenças, e como tal não há grande coisa a fazer.
O que me custa é ver, numas presidenciais (que supostamente vota-se numa pessoa) dar-se toda a importância a partidos políticos. Ou pior, como ouvi varias pessoas afirmarem “voto neste porque é cá da terra”. E? Por ser cá da terra será melhor que os outros? Se o Hitler fosse cá da terra e concorresse, votaria nele, por ser cá da terra?

Um candidato que já há muito passou da idade para estas andanças (muito lúcido para a idade que tem, excelente politico – há quem não concorde, ok), bastava ouvir as suas intervenções para se perceber que já não dá para estas coisas.
Outro que apesar de ter o discurso todo bem pensadinho (a sua maquina eleitoral funcionou às mil maravilhas), bastava-lhe ir aproveitando os despojos de uma luta que decorria do outro lado da barricada, que sistematicamente davam tiros no próprio pé. Mas por mais que ele tente, não me consegue nunca convencer, nem deixar de passar aquela imagem de falsidade, de mentirazinha, de eu digo isto porque sei que é o que a maioria do povinho quer ouvir. Já para não falar no sorriso cínico e estúpido que consegue fazer (ainda ele diz que não é politico profissional).
Outro que, em principio, teria tudo para lutar pela vitoria, não fosse a guerra que se instaurou entre os seus lados e que conseguiu minar a sua corrida. Talvez fosse o menos populista de todos, talvez tivesse o discurso mais lírico. Talvez fosse o mais consciente para aquilo que o cargo obriga, mas mesmo assim faltava qualquer coisa.
Os restantes, bem… que dizer de um discurso repetidamente gasto, apoiado em fantasias utópicas que nunca ninguém conseguiu por em pratica, com sucesso. Além de confundirem Presidenciais com Legislativas. Pode ser que no futuro aprendam.

A ultima nota vai para a comunicação social (leia-se televisões, neste caso). Como é possível que a meio de Dezembro já se tivessem feito todos os debates entre candidatos quando ainda nem tinha acabado o prazo para entrega de listas??? É de um desrespeito pela ética, pela democracia e pelo direito à livre troca de ideias. Não digo que fosse trazer grandes diferenças ao resultado final, mas a meu ver ficaram os canais todos mal vistos, na fotografia.

Enfim, ganhou quem se esperava. Eu acabei por ir votar. Até em cima da hora ainda não sabia se votava em branco ou não, mas decidi-me… agora se me decidi a votar em branco ou não… isso é que já não digo.






referer referrer referers referrers http_referer