terça-feira, setembro 13, 2005

Por essas estradas fora


Muita falta de civismo se vê nas estradas, e não me refiro sequer a excessos de velocidades (nesse aspecto também sou um pouco prevaricador, especialmente quando vou sozinho no meu carro). Refiro-me a ruas congestionadas com carros estacionados em 2ª fila, simplesmente porque os seus donos não querem andar mais 10 ou 15 metros a pé para ir levantar dinheiro à caixa de multi-banco, ir ao talho ou à farmácia…
Refiro-me ainda às rotundas com duas e mais faixas de rodagem, onde as pessoas se fazem circular na faixa mais à direita possível, contrariando o código da estrada, mesmo sabendo que ainda há duas ou três saídas dessa mesma rotunda, antes de chegarem à saída por si desejada (impedindo assim que carros em outras entradas da rotunda possam entrar na mesma, congestionando as ruas).
Refiro-me ainda a veículos a circularem à noite em vias mal iluminadas (ou mesmo sem iluminação) sem acenderem os máximos em qualquer circunstância, impedindo que os veículos que os queiram ultrapassar vislumbrem a estrada à sua frente, forçando-os por vezes a arriscar em ultrapassagens que se podem tornar em autenticas corridas contra a vida…
Coisas simples que muita gente não faz, por descuido, desleixo ou desconhecimento… e que com um pouco de simples bom-senso era tão fácil corrigir.

Vi disto tudo, nesta viagem pelas estradas portuguesas… disto e muito mais, em alguns casos bem pior.






referer referrer referers referrers http_referer