terça-feira, setembro 27, 2005

De viagem

Em Abril de 2003 fui à Itália. Foi uma visita de 6 dias, em trabalho, mas que, além da boa disposição que reinou durante toda a viagem, serviu também para ver novos lugares e novas realidades. A estadia espalhou-se pela província da Basilicata-Sur, no sul da Itália, e como se pode ver pelas fotografias, tive a oportunidade de ver paisagens lindíssimas. Infelizmente não tenho mais fotografias só de paisagens, e como não quero colocar fotografias de pessoas que podem não querer a exposição da Internet… temos de nos contentar com estas.
A Basilicata-Sur é uma província relativamente pobre, tentando dinamizar-se principalmente ao nível do turismo, possuindo uma estancia de ski nas montanhas, e em vias de ter estancias de Verão, nas encostas dos mares Tirreno e Adriático.
Ttoda a província respira a passado. Exceptuando uma faixa de terreno a Leste, não é de todo difícil transportarmo-nos mentalmente até à época medieval. As vilas/aldeias encontram-se, por norma, nas encostas das montanhas (era para melhor se defenderem de ataques, pois nessa época encontrava-se dividida em vários reinos e eram constantes as batalhas entre eles). É fácil encontrarmos montanhas distanciadas de poucos quilómetros, com uma longa e verdejante planície despida de árvores ou bosques, e imaginar camponeses a trabalharem as terras, ou exércitos a degladiarem-se.
A costa leste da província transporta-nos ainda mais para o passado, para os tempos da antiguidade grega… agora, alguns devem estar a perguntar-se “este gajo passou-se, ele estava na Itália, e não na Grécia!”. Pois é, mas o que é certo é que em tempos, aquela parte da agora Itália foi invadida pelos gregos, onde estabeleceram várias cidades e construíram vários templos, alguns deles que ainda se podem visitar.

Quando for rico, podem apostar que quero lá voltar…











referer referrer referers referrers http_referer