quinta-feira, junho 30, 2005

O outro lado do blog (II)


Empregado de mesa: O senhor vai desejar alguma coisa para beber?

Cliente: Dão.

Empregado de mesa: Pois não. Vinhos do Dão, na gama dos tintos temos o Cunha Martins de 2002, o Quinta do Cerrado Reserva de 2003 e Reserva de 2001, o Fernando Cunha Martins Reserva de 1997, o Quinta da Penseira de 2001, o Quinta da Garrida de 2000, o Casa de Santar de 2000, o Quinta de Carvalhais Reserva de 2000 e o Duque de Viseu.
Em relação aos vinhos brancos temos o Cunha Martins de 2004, o Quinta do Cerrado Malvasia Fina de 2004, o Quinta dos Roques Encruzado de 2001, o Quinta de Cabriz e o Quinta dos Maias.

Cliente: Desgulpe, bas eu dize gue dão gueria dáda bara beber… esdou gonsdibado e a domar bedigabendos...




terça-feira, junho 28, 2005

O outro lado do blog


Uma Questão de Tremoços

Jornalista: Boa tarde, estamos aqui em directo da aldeia da Esteveira, onde o sindicato dos lenhadores de Pedra da Mina reuniu os seus associados, de forma a dar inicio à marcha de protesto contra o dono da Taberna “Que te doi a perna”. Vamos aproveitar para entrevistar em directo um dos protestantes e tentar perceber as causas desta revolta popular.
Olhe, se faz favor, em directo para a televisão…como se chama?

QT: Aí a vizinhança chama-me Quim Tacóde, mas o mê nome tôde é Joaquim Tadeu Souquem Tacóde.

J: O que o fez vir aqui?

QT: Foi o mê vizinhe, o Jorinhe Gerardo, ma a gente chama-lhe Jorinhe Javardo, móde as coisas engraçadas quêle faz com os tramoços. Foi ele quem me foi acordari…


J: Desculpe, não me fiz entender. O que o trouxe até aqui?

QT: Na me trouxe nada, tive de vir a péi, ca Jeromenha tá em baixo.

J: A… Jeromenha está em baixo…?

QT: Sim, a Jeromenha, a minha cincleti... tá cuma roda dem baixo e na achê a assopradêra pa a encher.

J: Bem, continuando… sabe que até chegar ao seu objectivo tem um longo e duro caminho…?

QT: Sê sim senhori. Atão quem faz este caminho 2 a 3 vezes por dia sabe bem que no Verão e com a falta de chuva, o chão té lá fica seco e duro que nem pedra... mas se fosse Inverno era piori, porque tava tudo chê de lama e a minha senhora despôs na me deixava entrar em casa, móde quê tinha as botas todas cagadas e móde que sê deixasse as botas à porta de casa na se conseguia tar lá dentre, com o chêro a queije podre.

J: Errr.. pois… seguindo em frente… que medidas vai tomar quando chegar à dita Taberna?

QT: A medida é sempe a mêma, é sempe mines. A malta cá só bebe mines, mêmo. Se fôssamos a beber uma medida maiori despôs a cerveja ficava quenti, e já sabe ca cerveja quenti na é a mêma coisa, néi…e com este calor danado, então…

J: Pois… e quais são as vossas reivindicações?

QT: Rei dá donde???

J: Quais são as vossas reivindicações… esta agitação é para pedirem o quê?

QT: Oh amigo, isso do agitari fazemos conde tamos sozinhos cas nossas senhoras… mas já lhe disse qu'o que pedimos é mines!! Ma você tasse fazende parvo, ó quêi !? Vamos mas é daí homem, quê pago-lhe uma mine, e é desta que arranjamos a placa do Chico Perna Doída, sêle não nos quiser dar os tramoços…




segunda-feira, junho 27, 2005

Esta isla tiene magia


Fim-de-semana atípico (não, não tem nada a ver com a gripe atípica). Fui passar o domingo a Sevilha, na Isla Magica, com amigos de longa data. Realmente poucas coisas me fariam levantar num domingo às 7:15 da manhã, mas esta ocasião merecia.
Tenho de admitir que é um dia muito bem passado, sempre de um lado para outro, de uma diversão para outra, quase sem tempo para parar, de uma fila para outra.
Um dos únicos aspectos negativos é a quantidade de espanhóis… sinceramente a partir de certa altura deixa-se de ter paciência para tantos gritos, tanto egocentrismo e desrespeito pelas outras pessoas, características típicas da maioria do espanhóis (mas ultimamente quem sou eu para atirar pedras).
Não cheguei a ir ao Cinemocion, tal era o tempo de espera da fila… dizem que vale a pena ver… paciência. Deixo também um conselho a quem pensar em ir lá… deixem o Cubo (e o Cinemocion) para o fim da tarde, garanto-vos que vai saber bem descansar um pouco nos bancos de cinema.
Ainda estou para perceber é como me convenceram a andar no Jaguar (foto de baixo)… e pior… no lugar da frente, onde não se vê mais nada a não ser o vazio, as arvores e a cercas lá em baixo, a incerteza de se sair disparado da cadeira, na próxima curva que se fizer de pernas para o ar… enfim, uma experiência a repetir, apesar de ser preciso muita força de vontade.
A Anaconda e a cascata de barco também são diversões muito engraçadas, mas nada bate a sensação única de andar no Jaguar.
“Conduzi” o Jaguar e sobrevivi!! …mas faltava qualquer coisa. (o vazio tornou-se ainda mais vácuo que a própria noção de vazio permitia, o medo deixou de fazer sentido, todas as forças se tornam inúteis e desnecessárias e desiste-se de tentar ter controlo sobre o que quer que seja, ao fazer frente à insignificância da nossa vontade)




quinta-feira, junho 23, 2005

“You make me want to be a better man!”



…que é como quem diz “o grotesco apaixona-se perdidamente pela incrivelmente bela”. Pena que o grotesco às vezes, ao tentar fazer o que a frase diz, acaba por fazer precisamente o oposto.




(n.d.r.)

Decidi não deixar o blog morrer, de momento. Vou voltar a escrever aqui, mas de forma mais esporadica. Nem me vou dar ao trabalho de tentar explicar o post anterior. O que tem de ser mudado, vai ser mudado (com ou sem a ajuda que eu possa querer, isso não importa). Mas também acredito que havia alguma coisa de boa que vale a pena manter. Assim sendo, e não estou a querer insinuar que o blog era alguma coisa de jeito, num futuro próximo volto a colocar mais um artigo desinteressante.




segunda-feira, junho 20, 2005

(n.d.r.)

Não tenho a mínima vontade de escrever. Não tenho a mínima vontade de escrever para o blog, nem sei quando voltarei a ter… tenho de admitir que, pela primeira vez, me passou pela cabeça deixá-lo morrer… ainda não sei se o faça. Não é que eu tivesse traçado alguma meta ou algum objectivo a atingir com este blog, e que me tivesse falhado. Pode ser que amanhã acorde do outro lado da cama e já não pense assim. Dizem que o tempo médio de vida de um blog anda normalmente pelos 5 meses, pois bem… este vai em qualquer coisa como 4 meses, e simplesmente as minhas crises constantes de adolescência retardada (porque talvez seja mesmo disso que se tratam) deixam de trazer o que quer que seja de novo, e não quero parecer repetitivo. Talvez tenha de repensar prioridades e tentar dar um rumo diferente à minha maneira de ser. Talvez esteja na altura de aceitar que se calhar quem está mal sou eu, e como tal tenha de mudar. Apesar de haver certas coisas das quais não quero prescindir, e que custarão muito a deixar para trás… outra vez. Até porque quando demasiadas coisas correm mal não se pode tratar apenas de falta de sorte. Teriam de ser demasiadas coincidências, e se fossemos ver as coisas apenas pelo frio das estatísticas, a probabilidade de tantas coincidências desviarem-me do rumo que quero para mim talvez seja um bom sinal de que alguma coisa tem de ser mudada… e talvez seja eu.




sexta-feira, junho 17, 2005

Posta pedida

A pedido da Lyra...
Que a morte venha

Que a morte venha,
Silenciosa e indolor,
rastejando entre as sombras e o pó,
arrastando a foice que nos transporta
nesta infeliz caminhada tão só.

Que a morte venha,
Sem doença e sem pudor,
levando consigo os despojos do dia,
de uma humanidade doentia
que só com olhos de cego se via.

que a morte venha,
seja ela como for…

que a morte venha...
certamente será melhor.

.........Nelson Gonçalves




quinta-feira, junho 16, 2005

Boas e más notícias


Em primeiro lugar, as boas notícias. Diria mais, as excelentes notícias. Não sei quão recentes são, mas disseram-me ontem à noite, de fonte fidedigna (e também já confirmei nas páginas oficiais) que os Nazareth vêm tocar a Faro, na Concentração das Motas... muito bom para quem gosta do rock puro dos fins de anos 70 e início dos anos 80 (ou não fossem eles uns digníssimos representantes).
Mas melhor ainda é a também presença do, por mim idolatrado, Peter Frampton, mágico da guitarra e sintetizadores, que diziam que fazia as guitarras falarem, nos seus concertos. O homem é mesmo um virtuoso do instrumento de cordas, criador de temas inesquecíveis como "Show me the way", "Baby I love your way" ou "Do you feel like we do" (música que tocada ao vivo levava ao rubro qualquer um).

As más notícias, e isto a nível pessoal, é que os concertos são na Concentração das Motas... eu não sou grande apreciador deste evento, admito, e normalmente tento fugir desta zona (não se consegue dormir descansado, nem andar de carro sossegado) e vou acampar algures... coisa que também deve acontecer este ano. Logo, não vou aos concertos.
A quem for, pois divirta-se, tire fotografias e grave o concerto para mim. hehe


I wonder how your feeling
There's ringing in my ears
And no one to relate to 'cept the sea
Who can I belive in
I'm kneeling on the floor
There has to be a force who do I phone
The stars are out and shinning, but all I really want to know...
Oh won't you show me the way
I want you ...show me the way
Well, I can see no reason
You living on your nerves
When someone drops a cup and I submerge
I'm swimming in a circle
I feel I'm going down
There has to be a fool to play my part
Well someone thought of healing, but all I really want to know...
Oh won't you show me the way (everyday)
I want you ...show me the way
I want you day after day
I wonder if I'm dreaming
I feel so unashamed
I can't belive this is happening to me
I watch you when you're sleeping,and then I want to take your love
Oh won't you show me the way (everyday)
I want you ...show me the way
I want you day after day
Oh won't you show me the way (everyday)
I want you ...show me the way
I want you day after day


(Show me the way, Peter Frampton, 1974)




quarta-feira, junho 15, 2005

Encontro de bloggers do Algarve

A partir de uma iniciativa do Pecaaas e já com a colaboração de muitos outros, nasceu a ideia de se fazer um encontro de bloggers do Algarve, mas atenção que é aberto a todos os que quiserem participar. Não sei se é o primeiro do género a realizar-se ou não, mas o que conta é a intenção.
Pessoalmente gostaria de estar presente, mas ainda não posso confirmar nada.
Para todos os interessados, podem encontrar mais informações e inscreverem-se AQUI ou no link aí à direita.

"Seja benvindo, quem vier por bem." Zeca Afonso




segunda-feira, junho 13, 2005

Ainda Eugénio de Andrade

No blog da Clitie, comecei a escrever um comentário... simplesmente comecei a escrever... e, quando acabei, voltei a lê-lo e não pude deixar de trazê-lo para aqui.

Percorro a blogosfera e só fico a pensar em cada tributo a Eugénio de Andrade, com o egoísmo e a inveja inerente de ser minimamente humano, "quem me dera um dia vir a ser uma infinitésima parte do que este génio foi e é... quem me dera ver o mundo pelos olhos de quem descortina no horizonte aquilo que poucos conseguem ver, e transformar em frases, estrofes perfeitas, tudo o que o mundo me deixou admirar"... enfim.

...pena que infelizmente apenas esteja ao alcance de uns quantos escolhidos.




Homenagem aos desaparecidos

Esta noite caiu a cortina sobre mais duas personalidades da nossa história recente e contemporânea. Pessoas que nos tocaram, de uma maneira ou de outra. Eugénio de Andrade pela forma como nos fazia sonhar, com seus poemas retirados da matéria de que são feitas as estrelas e tudo o que é belo. Álvaro Cunhal (independentemente dos ideais políticos) pela forma como batalhou, anos a fio, contra um regime opressor, e pela contribuição que deu para que hoje tivessemos a liberdade que temos. Ainda neste capítulo, também desapareceu o companheiro Vasco... que para sempre será a muralha de aço... dias negros para o país.
O meu muito obrigado por tudo que fizeram em prol de todos nós.
Urgentemente

É urgente o Amor,
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.

............Eugénio de Andrade




sábado, junho 11, 2005

Pinceladas


Aguarela

Manhã escura e ensombrada
A chuva cai vinda do nada
Lágrimas do céu para me lavar a alma
Insuficientes para me trazer a calma

Sou um vulcão em erupção,
Sinónimo de destruição.
Sou solidão, como um deserto
Silêncio total a céu aberto

Uma canoa perdida
Sem porto onde atracar
Uma abelha vencida
Sem mel para me dar

Sou um singelo barco à vela
Fotografado numa aguarela
Sem assinatura, sem autor
Que vai perdendo a sua cor.

..............Nelson Gonçalves




terça-feira, junho 07, 2005

Filosoficamente


É quando a vida nos sorri que vemos quantos dentes lhe faltam. (Nelson Gonçalves, 7/6/2005)




segunda-feira, junho 06, 2005

Vontades... ou então chamem-lhe caprichos, como quiserem

Não quero fazer da minha vida uma novela venezuelana que acaba em tragédia… e visto que não pode ser um romance cheio de comédia, prefiro antes que seja um (pseudo) drama com traços de comédia leve que termina com final feliz…

…mas o guião ainda está a ser escrito.





sexta-feira, junho 03, 2005

Neruda



Os teus pés

Quando não te posso contemplar
Contemplo os teus pés.

Teus pés de osso arqueado,
Teus pequenos pés duros,

Eu sei que te sustentam
E que teu doce peso
Sobre eles se ergue.

Tua cintura e teus seios,
A duplicada purpura
Dos teus mamilos,
A caixa dos teus olhos
Que há pouco levantaram voo,
A larga boca de fruta,
Tua rubra cabeleira,
Pequena torre minha.

Mas se amo os teus pés
É só porque andaram
Sobre a terra e sobre
O vento e sobre a água,
Até me encontrarem.

Pablo Neruda




quinta-feira, junho 02, 2005

Li, algures, que é um teste fundamental...

...e quem sou eu para contrariar. :)


Stan
Stan
Which South Park Character Are You?
brought to you by Quizilla




quarta-feira, junho 01, 2005

Referencias

O “Não” ganhou na França, e parece que vai ganhar na Holanda… será que se justifica fazer um referendo em Portugal a esta Constituição Europeia, quando tem de ser aceite por todos os países e um (ou dois, daqui a umas horas) já se pronunciaram contra? Não seria melhor fazer um sobre outro assunto qualquer, dos que estão à espera de datas para se fazerem os referidos referendos? (Soam bem, estas duas palavras juntas)

O que me deixa ainda mais intrigado é o facto de que se o referendo fosse neste fim-de-semana, por exemplo, que hipótese teria o “Sim” de ganhar? Não pergunto isto por ser contra ou a favor (e já explico mais à frente a minha posição), mas pelos simples facto de a grande maioria não saber minimamente quais as mudanças que esta Constituição vai trazer ao Zé Povinho… a juntar a isso, o facto do anuncio recente das acções que o Governo vai tomar para fazer frente ao défice…
Pergunto-me também até que ponto estariam bem informados os franceses e os holandeses, ou se o resultado destes referendos não são apenas o espelho de alguma insatisfação com o respectivo Governo.

Eu, por mim, digo que, se fosse este fim-de-semana, o mais certo era votar em branco, precisamente por não saber de nada sobre as alterações (para bem ou para mal) que essa Constituição trará… entretanto, aguardo para ver.






referer referrer referers referrers http_referer