quarta-feira, junho 17, 2009

Rastilho

A luz entrava por entre as persianas mal fechadas, numa tentativa de esquartejar os olhos, sem dó nem piedade. Uma enorme turba de sons irracionais irrompiam da rua, pela casa adentro, como se tentassem entrar todos de uma vez, fazendo lembrar os efeitos especiais dos filmes de cinema onde aparecem animais pré-históricos e cujos sons são impossíveis de identificar. E isto tudo misturando-se dentro da cabeça, ainda meio a andar às voltas, invadindo os sentidos, alojando-se no crânio fazendo trajectórias em velocidades alucinantes, lutando para expandir aquele espaço exíguo para limites que não podia conquistar, a partir de dentro.

A respiração, essa era dificultada por gemidos de dor e agonia que se atiram à atmosfera, sem o consentimento de um corpo que quer adormecer sem hora definida para acordar. O leito não era mais que um simples e gasto sofá estranho àquele corpo, numa divisão com dimensões diferentes daquelas a que está habituado a ver no seu dia-a-dia.

Um pequeno arrepio que lhe percorre o corpo de cima a baixo - causado pelo facto de dar-se conta que não sabe onde está, nem se lembrar como foi ali parar – depressa se desvanece, pela falta de forças, levando o corpo de volta à letargia que lhe tolda os movimentos. O barulho e as luzes continuam a impedi-lo de adormecer, mas o corpo recusa-se a levantar-se para fechar as persianas ou mesmo tapar os ouvidos…
Onde estaria? Que lugar era aquele?

Finalmente, e a muito custo levanta-se. Repara que estranhamente está sem roupa, olha em volta e toma nota dos limites e alguns detalhes daquela divisão da casa… uma sala de estar. Passa pelo hall de entrada. De um lado uma cozinha mal arrumada, do outro uma porta que parece ser da saída… está nu, por isso não se aventura, ainda… percorre um corredor, à direita uma casa de banho que não lhe parece estranha de todo. Mais à frente uma porta semi-aberta para um quarto meio escuro. Também ali as persianas ficaram mal fechadas e alguns raios de luz teimavam em tomar posse daquele espaço.



Abre um pouco a porta, devagar. Na cama, uma mulher deitada de barriga para baixo, com o tronco nu e um lençol a tapar-lhe as pernas até à cintura, indiciando também a sua nudez.
Quem seria aquela mulher? E porque estaria ele ali, naquela casa?

Num ligeiro sobressalto, ela volta a cabeça a custo, coloca a mão sobre a testa, desviando algum do cabelo que lhe cobre a cara e revelando algum esforço e desconforto, como se os sons a tivessem invadido também e num pequeno esgar para manter os olhos o mais fechados possível, diz:

- Demoraste tanto… deste bem com a casa de banho…? Volta para a cama…


nota da redacção: antes que fiquem com ideias e comecem a especular, apesar de o inicio desta short-story ter sido baseado em alguns - pequenos - factos reais, devo dizer que metade da história é ficticia, outra metade não é verdade e a outra metade fui eu que inventei (tal como o resto da historieta).




Gmail's pseudo-serendipity



Como devem saber (para quem o usa), o Gmail tem uma funcionalidade que é o chat-box, para se conversar à-lá-MSN com quem tiver a sua conta de email aberta nesse momento, no seu browser.

O meu agora diz permanentemente "You're invisible".

Obrigado... mas não preciso que me joguem isso à cara.


nota: eu sei que aquilo é o estado pessoal e que se pode alterar facilmente.

nota 2: por acaso até nem me sinto tanto invisível... pelo menos parece que consegues ver demasiado bem os meus defeitos.

nota 3: o objectivo deste post é apenas e só fazer um trocadilho com a porcaria do texto que me aparece no chat-box do Gmail...




sexta-feira, junho 12, 2009

[Ol'55]
mais um bocado de coisa boa para acalmar a mente

Há já algum tempo que estava para mudar de musica, aqui no estamine. Tal não aconteceu devido à junção de vários aspectos: o facto de a versão da musica que eu pretendia colocar não se encontrar pela internet, nos habituais players (pelo menos eu não encontrei); e também devido a algumas dificuldades técnicas que a PT impõe na minha casa, ainda não consegui perceber porque me fazem isto, mas não deverá ser por muito mais tempo.
Dito isto, estou a escrever este post porque arranjei uma maneira de dar a volta ao problema e assim tornar possível colocar a musica aqui.



A musica chama-se Ol’55, originalmente escrita e gravada por Tom Waits e lançada em 1973. Entretanto já houve algumas boas versões desta musica (dos Eagles em 1974, num tom algo country; Sarah McLachlan, em 1994 – talvez as duas que tiveram mais repercussão no publico).
No entanto, aquela que é a melhor versão (melhor que a original, no meu entender) é a que venho colocar aqui, num tom algo mais calmo e acima de tudo mais intimista, com a voz magnifica da Sarah Bettens, dos K’s Choice, em todo o seu esplendor. Esta musica pode-se encontrar no disco Extra Cocoon.

Nota adicional: não deixa de ser curioso, visto que andava há duas semanas a tentar meter aqui esta musica e esta semana recebi uma newsletter que me informava que os K’s Choice iam voltar a juntar-se, depois de 6 anos de carreiras a solo. Têm participação marcada para 7 de Agosto no Dranouter Festival, Belgica e prevê-se um novo disco de originais para o inicio de 2010, que já se encontra em gravação. Boas noticias para os K’s Choicianos como eu.

Aí fica K’s Choice com o Ol’55 e a respectiva letra.

K's Choice - Ol'55



Well my time went so quickly,
I went lickety-splickly
out to my old '55
As I drove away slowly,
feeling so holy,
God knows, I was feeling alive.

Now the sun's coming up,
I'm riding with Lady Luck,
On a freeway, cars and trucks,
Stars beginning to fade,
and I lead the parade
Just wishing I'd stayed a little longer,
Oh, don’t you know
the feeling's getting stronger.

And it's six in the morning,
gave me no warning;
I had to be on my way.
Trucks are all passing,
and the lights are all flashing,
I'm on my way home from your place.

And now the sun's coming up,
I'm riding with Lady Luck,
On a freeway, cars and trucks,
Stars beginning to fade,
and I lead the parade
Just wishing I'd stayed a little longer,
Oh, don’t you know
the feeling's getting stronger.

And my time went so quickly,
I went lickety-splickly
out to my old '55
Pulled away slowly,
feeling so holy,
God knows, I was feeling alive.

Now the sun's coming up,
I'm riding with Lady Luck,
On a freeway, cars and trucks,
Stars beginning to fade,
and I lead the parade
Just wishing I'd stayed a little longer,
Oh, don’t you know
the feeling's getting stronger.

(Ol'55, Tom Waits pelos K's Choice)

Etiquetas:





terça-feira, junho 09, 2009

"There's always room for your hand in mine"
como se precisasses ou quisesses isso de mim

Estes últimos tempos isto tem estado um pouco ao abandono. Tem sido uma fase algo atabalhoada, com alguns acontecimentos novos, que aos poucos ainda tento interiorizar… acima de tudo, tentar tirar o que de bom têm, em vez de, como de costume, me fazer de mártir ou ver as coisas pelo lado negativo.

Começo pelo mais importante: os meus sobrinhos. Depois de algumas semanas (demasiadas) meio adoentados, parecem estar a recuperar o tempo perdido. Vejo-os normalmente aos domingos, por volta da hora do almoço de família. São uma alegria para a vista, raramente os vejo a chorar (do mesmo já não se podem gabar os pais) e têm sempre um sorriso maroto para reagir às palhaçadas que os adultos fazem à sua frente.
Este domingo que passou, embalei um deles pela primeira vez até adormecer. Depois de tanto espernear e rir no meu colo lá se deixou vencer pelo cansaço e pelo embalo do tio babado. Foi uma coisa que não consigo explicar. A minha mãe diz que, ao contrário do meu pai, tenho jeito para pegar nos bebés.

Por falar em bebés, o meu primo (praticamente cresceu como se fosse um irmão mais velho) foi pai na semana passada, pela primeira vez. Mais um primo para mim… talvez um “sobrinho” mais, quem sabe.
Entretanto prepara-se o casamento de um bom amigo meu com uma boa amiga minha. Gente excelente que certamente saberão fazer-se felizes um ao outro. Disso não tenho duvida.

E em pouco espaço de tempo recebi outro convite de casamento, de um bom velho amigo de infância. Já se sabia que ia casar, mas o convite chegou agora (a horas, claro). Outro casal que também tenho a certeza que vai ser feliz.

Não deixo de pensar em todas estas boas noticias, a ver as pessoas que me rodeiam a seguir os seus caminhos, a ver famílias a aumentarem no meio de alegria. E fico agradecido por estes momentos que me permitem saborear. Fico feliz por eles. Imensamente feliz por eles.


Não quero parecer egoísta, nem que pensem que tenho ciumes da felicidade dos outros (ainda por cima, tratando-se de quem eu quero bem).
O meu mal é ter espelhos em casa e olhar para mim… e não conseguir parar de fazer balanços sobre mim, colocando nos pratos da balança o pouco que sou e tudo o que não sou, o pouco que fiz e tudo o que não fiz… e os pratos da balança penderem insistentemente para o lado que não se deseja a ninguém…
…e não consigo deixar de pensar se algum dia conseguirei ser mesmo alguém.




quarta-feira, junho 03, 2009

Eu sei qual é o problema...



...já aconteceu várias vezes no passado em relação a outras pessoas. E no entanto volto a fazer a mesma coisa.
Faço um pedestal bem alto, onde te coloco e te venero incessantemente.
Coloco-te tão alto que não te consigo alcançar...



Espero que isto ajude a perceber muita, muita coisa...






referer referrer referers referrers http_referer