quinta-feira, março 31, 2005

Assuntos pontífices

Haja coerência… o Papa esteve internado…o Papa foi operado…e obrigam o homem (sim, o homem…para vosso grande espanto, o Papa é um homem!!!) a apresentar-se à janela todas as semanas, e depois queixam-se de que ele fique doente outra vez!!! Haja pachorra!!
Está bem que ele usa aquela bata branca (continuo a achar que aquela bata ainda é mais resistente que a do super –homem, mas ninguém liga ao que eu digo…), mas uma gripe é uma gripe.
Uma pessoa daquela idade, cheio de problemas de saúde…a ficar durante vários minutos à janela…quiçá até numa corrente de ar… é claro que fica doente.




Eleições

Hoje em dia, cada vez que há umas eleições (mais ou menos democráticas, consoante o sitio onde decorrem) lá vem alguém queixar-se de que essas mesmas foram fraudulentas…
Está quase a chegar a altura em que as notícias, em vez de serem sobre eleições fraudulentas, passam a ser sobre o facto de haver umas eleições que correm dentro da normalidade….




quarta-feira, março 30, 2005

Quintal II

Ainda voltando à meia mal-cheirosa... mas e quem é que se presta a esse trabalho, fazer de meia mal-cheirosa... será que já lhe passou pela cabeça se, por ventura, se chega a saber quem é? que futuro pode esperar? e que perspectivas de subir na carreira pode almejar? dentro de 2 ou 3 anos será que pode passar a collants mal-cheirosos?
E será que se encontra a trabalhar a recibos verdes? Se sim, qual será a actividade? Será mesmo “meia mal-cheirosa” ou será “peça de roupa”? ou existirá distinção entre “roupa por lavar” e “roupa lavada”??

Perguntas impertinentes, meus amigos... alguém me sabe responder?




Quintal

Ontem tive a má sorte de, durante mais uma sessão de zapping, ter passado pela TVI...às horas do Quintal das Celebridades (quem???). Admito sem pudor que sou uma das 3.285 pessoas deste país que tenta por tudo não ver esse programa(?)... muitas das vezes com sucesso, para meu regozijo.
Ontem, porém, calhou a ver durante uns segundos... e eu que pensava que aquilo não podia ficar pior... puro engano meu. Vejo a Júlia Pinheiro a falar com um burro... tudo normal, tendo em conta que já fazia essas figuras na outra série do programa (?). Mas qual é o meu espanto quando a vejo a voltar-se para o lado, em amena cavaqueira com... uma mão revestida por uma meia (sim!!! uma meia), de nome(??) Meia Mal Cheirosa (como dizia a legenda por baixo da afamada meia)...ao que chegámos... será que a televisão portuguesa pode chegar mais baixo??? Só falta pôr o Joaquim Monchique e o João Baião juntos, vestidos de mulher... ou será que já foi feito?
A pessoa que vendeu esta ideia à TVI certamente deveria ser acusada de burla agravada... ou os responsáveis pelo programa(?) deveriam dar entrada numa clínica psiquiatra.. vulgarmente conhecida como “casa dos malucos”...

Ao que estamos entregues....




domingo, março 27, 2005

Eu nunca me deixei enganar

Parecia-me indecente não colocar aqui este texto. Há que tentar alertar o povo menos atento às questões que realmente têm interesse.

"(...)
a designação “bifidus activo” pressupõe a existência de um bifidus passivo. Esta é que é a questão central, e tem sido escamoteada porque levanta problemas embaraçosos e toca num tema tabu: será que o bifidus activo e o bifidus passivo estão juntos no iogurte? E, se sim, será que fazem coisas lá dentro? Por outro lado, devem eles poder casar e adoptar Danoninhos? (OK, esta última questão já é parva, mas as outras são pertinentes e gostava de as ver esclarecidas.) No fundo, a interrogação que paira sobre a cabeça de todos é esta: o que albergamos nos nossos frigoríficos é uma inocente embalagem de leite coalhado ou um despudorado quarto escuro lácteo para micro-organismos larilas?
(...)"
por Ricardo de Araújo Pereira, in gatofedorento.blogspot.com




Momentos unicos...talvez

Por vezes, olho nos olhos de uma mulher e vejo nascer um sorriso tão puro e tão belo nos seus lábios, que parece que um mundo inteiro se ilumina. É principalmente nessas alturas que parecem renascer as forças para não desistir. É principalmente nessas alturas que me quero tornar num homem melhor.
E, por incrivel que possa parecer, só nos ultimos dias me apercebi disso...pena não durarem para sempre, mas são momentos que deviam ficar guardados na memória, para os dias mais negros.




sábado, março 26, 2005

Eu quero é carne!!!

Não será segredo para alguns que eu sou agnóstico. Não quero com isto dizer que não respeito as crenças de cada um. O que me custa a aceitar é o facto de limitarem as opções de outras pessoas, que deveriam ser livres de ter outras crenças, ou mesmo nenhuma crença espiritual/religiosa.
Está uma pessoa naquele bar que a gente bem sabe qual é, e às tantas da madrugada, quando a barriga começa a sentir aquela necessidade de chamar a atenção, a dar algum sinal de solidão/vazio, só apetece mesmo comer um belo de um pão com chouriço.
Um gajo chega-se ao balcão e o que lhe dizem é que nessa noite não fazem pães com chouriço...porque tem chouriço...
Não estou a querer dizer que eles eram obrigados a ter o pão com chouriço (não iria obrigar um restaurante indiano a ter carne de vaca, por exemplo)...simplesmente não sabia que aquele bar tinha tão forte consciencialização vincadamente cristã... enfim, vivendo e aprendendo.
Não me faz muito sentido seguir rituais que foram inventados há 2000 anos atrás, principalmente quando esses rituais acentam em praticas que não fazem lembrar a ninguem...
Não quero parecer intolerante, mas tambem gostava que não o fossem comigo...esta coisa de ficar sem comer carne... mas quem inventou isto?? Mentia se dissesse que não era capaz de sobreviver se ficasse um dia sem comer a saborosa carne, mas gostava de ter o direito de escolher, em vez de ficar preso a uma tradição de sabe-se lá quantos séculos atrás.
É como já dizia o outro “Quem não sabe fazer croché...dedica-se ao macramé”.




quarta-feira, março 23, 2005

Porque existem décadas em que nos sentimos assim

O meu mundo

Vou para aqui
contando histórias do meu dia-a-dia,
e quando volto a lê-las
deparo-me com uma verdade
tão cruel e inexpugnavel
que nem parece deste mundo.
Vejo que o tempo e a vida
passaram por mim
de forma tão implacavel e insensível,
que não fui capaz de lhes tocar,
nem mesmo aflorar o seu aroma, que fosse.

Já faz muito tempo que baixei os braços,
que me deixei derrotar
pelo obvio e pelo obscuro,
e comecei mesmo a acreditar
que não há bosques verdes repletos de vida,
que o céu não é celeste
nem serve de lar às estrelas,
nem o mar banha gentilmente as praias,
nem as folhas vestem as calçadas nuas no outono
e nem o vento beija suavemente a face
de quem lhe faz frente.

Quero acreditar nisso tudo,
porque assim nada sería perfeito...
é assim que vejo este mundo...
tudo é demasiado perfeito
menos o meu próprio reflexo,
ou o reflexo do que faço,
e luto contra o dominio
da perfeição no meu mundo.
Cada vez que o tento fazer
perco mais um bocado de mim,
e, com o passar do tempo,
vou-me desfazendo um pouco mais
em batalhas perdidas à nascença...

Vou-me desfazendo um pouco mais,
até ao dia em que mais nada sobrar...
o dia em que os campos sejam verdes,
o céu resplandeça de azul,
albergando o brilho das etéreas estrelas,
as ondas acariciem a areia das praias,
as ruas se agasalhem de folhas no outono,
e o vento passe por nós
e beije a nossa face com a mesma paixão
com que o tempo se apaixona
pelos ponteiros de um relógio...
O dia em que alguém,
ao olhar a minha maneira de ser,
encontre um pingo de perfeição
do seu próprio mundo.

..........................Nelson Gonçalves




terça-feira, março 22, 2005

Brincando aos "futebóis"

Já ouvi muito lagarto por aí a dizer que na penúltima jornada queriam ganhar ao Benfica, nem que fosse para o campeão ser o Boavista... pois bem, podem começar já a trabalhar para isso na próxima jornada, perdendo no Bessa, com o Boavista... :)




segunda-feira, março 21, 2005

A Primavera é linda...e eu também!!

Estou a falar da estação do ano... não confundir com a minha linda prima Vera.
Não tenho é nenhuma foto dela, mas mesmo que tivesse não a colocava aqui... seus rebarbados!!




domingo, março 20, 2005

Gripe de uma noite de Sábado (atípica)

É verdade...passei a noite de sábado para domingo em casa... e só me deu vontade de não voltar a repetir tamanha hedionda experiência. E passo já de seguida a tentar explicar o porquê de pensar assim.
O dia até correu razoavelmente bem (não quero parecer os gajos do Gato Fedorento, mas por vezes tem de ser), a minha equipa até ganhou 4-0, joguei um bom bocado de tempo... o meu Benfica ganhou em Setúbal e aumentou a vantagem para os outros (sem bem que à condição de eles ainda não terem jogado)... o pior veio depois...
Antes de continuar, acho que devo dizer o porquê de não ter saído...
Depois de uma primeira semana de trabalho a tempo inteiro, trabalhando todos os dias das 9 às 18 (coisa à qual não estava habituado), em que metade da semana foi passada a travar uma batalha contra a gripe da quinzena... passando pelo facto de ter jogado quase metade do jogo deste sábado à tarde, e ainda estar meio tocado pela gripe... não esquencendo o facto de não estar com vontade de sair de casa com a perspectiva de não encontrar mais ninguém conhecido, para além do pessoal que trabalha no bar do costume...
Por todas essas razões decidi ficar em casa... em má altura. Lá fiquei eu, prostrado na minha cama...numa sessão intensa de zapping, pelos canais que posso ver (sim, ainda há muita gente que não tem TVCabo, ou satélite)... que má ideia. Na canal Um, tinha de gramar com o Um, Dois , Três até à uma da manhã...não pode ser...na Sic, telenovelas até à meia noite...a partir daí, o programa do Herman José apresentado por outro gajo, que até tem piada, mas o programa é igual, à excepção de ter menos humor que o outro...ou seja...mais chato ainda. Para juntar a isso pareceu-me ver o Fernando Girão numa das suas sessões de grunhidos...acompanhado por uma mulher (filha dele?) que parecia ir pelo mesmo caminho. Na TVI....que dizer da TVI...o “conde”...não sei se consegui parar mais de 15 segundos seguidos, das 3 vezes que mudei para a TVI e estava lá esse Carnaval...o homem (?) decorou o quarto de uma rapariga (e o seu cérebro? está encomendado e ainda não chegou??), depois estava a falar com outra aberração...e na última vez, nem tive tempo de ver o que se passava, porque mudei de canal assim que reparei que aquilo não tinha acabado...
Restou-me a habitual salvadora TV2... duas sitcoms da BBC, uma série chamada Limites do Terror e um excelente concerto de Elis Regina (repetido, mas que deixa a milhas de distância o resto da concorrência).
Tudo isto tentando ficar acordado para ver a Formula Um, que começava às 3 da manhã... tanta coisa em vão...desisti...vou-me deitar...




sexta-feira, março 18, 2005

Conselho a seguir

Não venhas falar comigo

Não venhas falar comigo...
a tua vida não me interessa,
porque nem sou teu amigo...
Despacha-te, tenho pressa.

Tiveste a tua oportunidade
e não a quiseste aproveitar,
recusaste dizer-lhe a verdade,
agora não te venhas queixar.

Por vítima te fazes passar
e em farrapo te vais tornando,
pára um pouco para reparar
que só a ti te estas enganando.

Deixa de olhar para o teu umbigo,
nem sabes aceitar um conselho...
pára de uma vez de falar comigo,
sou apenas o reflexo num espelho.

...................Nelson Gonçalves




O "Alinhamento dos Astros"

Não sou conhecedor de astronomia... nem é minha intensão. Talvez até gostasse de saber um pouco mais sobre o céu... mas também é um pouco indiferente, nunca fui capaz de distinguir constelações, nem no mais límpido céu estrelado de qualquer noite cristalina de Verão...
Por vezes penso que, se soubesse mais sobre os astros que nos rodeiam, talvez encontrasse uma explicação para certas coisas que acontecem. Tal e qual como as pessoas que defendem que os alinhamentos dos planetas têm a sua influência nos acontecimentos na Terra... no entanto, continuo a preferir acreditar que não é assim. Prefiro continuar a acreditar que os acontecimentos são ditados pelas nossas acções, que somos donos do nosso próprio destino.
Mas há alturas em que tudo parece estar contra nós. Por vezes tudo parece unir-se numa força imparável contra nós... a unica coisa que resta é ter força, para não nos deixarmos atropelar pelo “alinhamento dos astros”.




quarta-feira, março 16, 2005

Recado a quem de direito....ou torto

Senhores da guerra

Será que faz sentido, tanta guerra?
Alguma vez terá tido significado
Lutar por ódio, religião ou terra?
Será medo de se ser ignorado?

Querer deixar um sinal de vida,
Nem que seja de total ignorância,
Mesmo que seja uma batalha perdida
Alimentada por estúpida intolerância.

Será o gosto da destruição?
Um cinismo ao máximo exacerbado,
Que com uma espada na mão
Deixa de ser menos derrotado?

Bombas, espingardas, granadas...
Foi para isto que fomos criados?
Para fazermos famílias destroçadas
E terrenos por nós esventrados?

Qual será a desculpa agora?
"Ele não pensa como eu",
"não é o mesmo Deus que ele adora",
"eu julgo-o, considero culpado o réu".

Desde quando este poder de julgar,
Que atribuíamos a um ser superior?
Agora só queremos é matar,
Já nem sentimos a própria dor.

Gritos, violência, gente a morrer
Por armas feitas por intelectuais,
Quando o golpe que mais faz sofrer
Não é de espada ou seta...é de ideais.

........................Nelson Gonçalves




terça-feira, março 15, 2005

Afinal parece que vai haver 2º concerto dos U2

...assim parece. Quem estiver interessado em adquirir um papelinho mágico para entrar no concerto, pode saber como neste link:

desblogueadordeconversa.blogspot.com/2005/02/notcia-de-ltima-hora-recebeu-redaco-do.html


Boa sorte!!




Mudanças

As ultimas horas foram de luta ardua em busca do "El Blogado", ou seja, o blog supremo...e finalmente cheguei lá, muito graças ao cubikiano Johnny Rose...obrigado...e saudinha da boa JR.

As alterações prendiam-se com um novo sistema de comentários, e agora sim, qualquer visitante pode deixar (ou não..) um comentário sem ter de se registar em nada. O lado menos bom é o facto de ter perdido os outros comentários anteriores a esta mudança...na verdade até só se perdeu um post..e, por isso mesmo, peço desculpa Natália, e obrigado pelas tuas palavras ;)




segunda-feira, março 14, 2005

O mago

O Mago

Há coisas que não têm explicação
por muitas voltas que se possa dar
temer o barulho de um trovão
e exultar-se com o seu brilhar

idolatrar o naufrágio final
tendo pavor de morte do mar
fazer do riso o estado ideal
quando só apetece é chorar

qual alquimista de sentimentos
desencadear uma aparente alegria
da mistura de fragmentos
de uma constante agonia

como se tratasse de magia
soltar gargalhadas da cartola
transformar a noite em dia
fazendo do mistério uma escola

e voltar a casa ao fim do dia
deixando atrás as luzes acesas
talvez para servir de guia
a quem sentir as mesmas tristezas.


....................Nelson Gonçalves




Big Bang

E do nada se fez o tudo...
Enfim. Eu bem fiz uma busca para saber como se começa um blog… com que palavras dar o inicio a uma nova era do conhecimento… mas, qual Big Bang, não encontrei nenhuma teoria que me deixasse satisfeito.
A ideia de criar um blog meu já se vinha a materializar na minha mente, quiçá um pouco “embriagado” pelos blogs que tenho acompanhado ultimamente… talvez um ultimo empurrão me tenha sido dado ontem à noite, mas sinceramente ainda não tenho a certeza de que consiga manter um site como este.
Não sei se será um sitio alegre, chato ou mesmo triste. Talvez uma mistura de todos, dependendo do estado de espírito do momento. Enfim, o futuro a mim pertence…pelo menos o meu!






referer referrer referers referrers http_referer